19 de agosto de 2016
A alergia ou intolerância a alimentos geralmente são detectadas após muito choro e desconforto do bebê e, em alguns casos, após muitas idas e vindas a diversos especialistas. É fundamental que os pais fiquem atentos à mudança de comportamento dos pequenos e busque orientação médica especializada. Saiba um pouco mais sobre as diferenças entre as duas doenças e como diagnosticar.
As reações alérgicas geralmente ocorrem após duas a três horas a ingestão de alimentos, tratando-se de uma resposta imunológica com relação às proteínas de um determinado alimento. É importante que os pais fiquem atentos, pois as respostas podem ser agressivas, visto que o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e, por isso, os sintomas são generalizados. Para identificar casos de alergias alimentares, um exame de sangue tipo “RAST” é utilizado para confirmar.
No caso da intolerância alimentar, as reações são mais brandas em comparação à alergia e podem ocorrer até 72 horas após o consumo de um determinado alimento. O que acontece em situações de intolerância é a má digestão ou nenhuma digestão a certos tipos de alimentos, como à lactose e ao glúten. No caso da intolerância, existem exames específicos que o médico pode solicitar.
Identificar os alimentos que geram alergia ou intolerância nem sempre é possível, visto que os sintomas variam de acordo com o organismo de cada criança. No entanto, na maior parte dos casos, a alergia alimentar ocorre por alimentos como camarão, amendoim, tomate, marisco e kiwi. Enquanto que na intolerância alimentar, os principais alimentos incluem leite de vaca, ovo, morangos, nozes, espinafre e pão.
Sintomas de alergia alimentar
Urticária e vermelhidão na pele
Coceira intensa na pele
Dificuldade para respirar
Inchaço no rosto ou língua
Vômitos e diarreia
Sintomas de intolerância alimentar
Dor no estômago
Inchaço da barriga
Excesso de gases intestinais
Sensação de queimação na garganta
Vômitos e diarreia
O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.
Deixe seu comentário