29 de março de 2016

E agora? O uso da tecnologia por crianças

É muito comum vermos pais darem o celular ou o laptop para seus filhos em momentos que precisam conversar com alguém ou estão envolvidos em alguma outra atividade. Joguinhos no smartphone ou laptop, videogame e entre outras tecnologias têm sido utilizadas cada vez mais cedo pelas crianças, porém há pesquisas e amplas discussões destacando mais malefícios do que benefícios. Isolamento, déficit de atenção, atrasos cognitivos e obesidade são apenas alguns dos riscos apontados para o período de desenvolvimento dos pequenos.

tecnologias

Saber utilizar um computador, mas não conseguir amarrar o cadarço dos sapatos é apenas um exemplo banal de como as crianças podem focar a atenção em atividades que não são prioridade em suas vidas. Em 2014, a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria divulgaram uma pesquisa que condenava o uso de tablets e smartphones por crianças com até dois anos. Entre três e cinco anos, a exposição à tecnologia deveria se limitar a uma hora por dia e duas horas até os 18 anos.

É fundamental que as crianças tenham regras, sendo assim precisam ter hora para brincar, estudar, dormir e o mais importante é que os pais deem o exemplo e não permaneçam longos períodos no celular ou no computador em momentos que deveriam ser de interação com os pequenos. Nesse sentido, especialistas alertam que também é fundamental educar muitos pais, alertando sobre prejuízos e benefícios das mídias eletrônicas.

Dicas:

– Não deixe computador no quarto da criança

– Estipule um horário para que a criança fique na frente do computador ou use smartphone

– Incentive o hábito da leitura de livros

– Brinque com seu filho nos horários livres

– Valorize atividades que suscitem uma maior socialização, como fazer um piquenique

– No contraturno escolar, busque uma atividade física, como natação, futsal, vôlei, balé, etc.

Tags:, ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.