20 de abril de 2018
É muito importante que o filho tenha responsabilidades desde cedo, com a ajuda dos pais e depois na escola, algumas atitudes contribuem para esse comportamento. Quarto bagunçado, extravio de brinquedos ou materiais escolares, refeições fora da mesa e desrespeitar horários são algumas práticas negativas.
A partir dos dois anos a criança começa a assimilar o suficiente para aprender a cuidar daquilo que é seu. Por exemplo, quando termina de brincar, os pais podem ensiná-la a guardar seus brinquedos. Porém, muito do que as crianças aprendem vêm dos exemplos que passamos a elas, dessa forma, o pai e a mãe precisam ser o modelo, pois as crianças começam imitam os pais nas suas próprias atitudes e formas de cuidar, arrumar, organizar, limpar, cuidar e assim começar a ter responsabilidades desde cedo.
LEIA TAMBÉM: SAIBA COMO ELOGIAR SEU FILHO DA MANEIRA CORRETA!
Integrar a família em tarefas da casa também é uma forma de mostrar responsabilidade. Delegue tarefas, pois se a criança cresce vendo o que o pai não precisa fazer nada no lar, vai questionar por que ela precisa participar. Outro ponto importante é ensinar ao pequeno a cuidar do que é dele, portanto, no começo, faça isso junto com ele e, depois, deixe que faça sozinho.
LEIA TAMBÉM: A ESTOMATITE E A DESIDRATAÇÃO!
Não se esqueça, agir dessa maneira também é um jeitinho carinhoso de prepará-lo para a vida! Essas foram algumas dicas importantes para a criança começar a ter responsabilidades desde cedo!
O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.
Deixe seu comentário