13 de setembro de 2019
Celular, vídeo game, computador aliados a uma alimentação pouco saudável tem tornado nossas crianças cada vez mais sedentárias. A pesquisa The Infant and Kids Study (IKS), realizada na região metropolitana de São Paulo, envolvendo 1.000 crianças com idade entre 0 e 12 anos, de todas as classes sociais revelou que 45% das crianças são sedentárias. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que na infância o tempo de atividade física praticada deve ser em torno de 300 minutos por semana, o que significa pouco mais de 40 minutos todos os dias.
Motivar os pequenos a serem menos sedentários pode ser um desafio, porém, tudo é uma questão de hábito, que deve envolver muito empenho dos pais. A atitude pode evitar graves problemas futuros, entre eles hipertensão, diabetes, elevação nos índices de colesterol e triglicérides, entre outros.
Em 2017, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou um guia sobre como fazer as crianças e os adolescentes fazerem mais atividade física, com o intuito de facilitar a orientação de pediatras, profissionais de saúde, educadores, pais e professores de educação física.
No documento, a SBP apresenta informações sistematizadas sobre as atividades mais adequadas para cada faixa etária entre 0 e 19 anos, considerando as etapas de crescimento e desenvolvimento físico e cognitivo. Para começo de conversa, é recomendado que as crianças e adolescentes sejam fisicamente ativos todos os dias.
Confira abaixo algumas dicas:
– Entre 5 e 7 anos – a sugestão é a prática de natação, judô ou alguma outra atividade que a criança avaliar interessante.
– Entre 6 e 19 anos – o ideal é suar a camisa por pelo menos uma hora por dia, portanto, atividades que estimulem a flexibilidade e o desenvolvimento de músculos e ossos.
– Pais como exemplo – as crianças se espelham nas atitudes dos pais, portanto, pais ativos estimularão seus filhos a praticarem atividades. Crie uma rotina de mais saúde em família.
– Limite o uso de celulares e outros aparelhos – ao invés de assistir à TV depois do almoço no fim de semana, que tal dar uma volta de bicicleta ou então uma caminhada no parque.
– Crise desafios e recompensas para atividades – caso as tentativas de prática de atividades físicas voluntárias não sejam bem-vindas pelas crianças, tente transformar esse desafio em um jogo. Crie metas diárias e recompensas com presentes ou moedas, como forma de incentivo.
O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.
Deixe seu comentário