17 de março de 2016

Bebê mais feliz com boas horas de sono

O sistema imunológico do bebê ganha um reforço ainda maior com boas horas de sono. Isso é comprovado por pesquisas neurológicas recentes que mostram que aos dormir pouco o corpo da criança produz mais hormônios do estresse, prejudicando o desempenho das células de defesa do organismo.

sono do bebê

Durante o sono ocorre maior fabricação na quantidade de substâncias que estão diretamente ligadas tanto à produção de anticorpos quanto ao desempenho dessas células. O ideal é que o bebê recém-nascido durma no mínimo 16 horas, enquanto que de seis meses a dois anos sugere-se até 14 horas. É claro que dependendo da personalidade ou do organismo de cada criança essa variação pode ser bem diferente.

E para proporcionar um sono tranquilo é fundamental criar bons hábitos para que eles durmam de maneira prolongada. Para começar, é preciso garantir um ambiente silencioso, com luz reduzida e que não incida em seu rosto. De seis a oito semanas de vida, o bebê fica pouco tempo acordado, por isso é importante respeitar essa etapa e quando ele estiver com sono deixá-lo descansar.

De seis a oito semanas, deixe o bebê dormir sozinho, colocando-o no berço quando parecer cansado, mas ainda acordado. Isso fará com que ele tenha a percepção de que aquele ambiente é seguro e não acorde assustado em um lugar estranho. É igualmente importante criar relações com objetos que possam substituí-la em alguns momentos, como ao acordar. Um exemplo, ter algum ursinho de pelúcia, um paninho que distraia a atenção até que você consiga amamentar.

Como muitas pessoas brincam, não há um manual de instruções para cuidar de uma criança, tanto é que especialistas divergem quanto aos métodos em uma série de atividades no cotidiano dos bebês. A sugestão é observar o pequeno e, aos poucos, escolher o melhor método que se ajuste às necessidades dele e da mamãe.

Tags:, ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.