23 de novembro de 2018
Além de divertidos, os brinquedos contribuem para o desenvolvimento motor e social. Para a fase de zero a um ano, o indicado são aqueles com cores vivas, sons e que possam ficar à mão do bebê sem gerar riscos à saúde.
Nos três primeiros meses de vida, os móbiles são uma boa indicação para serem colocados no berço. Quanto mais coloridos e manipuláveis melhor para a o bebê. Os objetos com texturas variadas auxiliam a criança a explorar e desenvolver a sensibilidade, enquanto que os de encaixe simples e os de montar ensinam a reconhecer as formas e a ter noção de encaixe.
Os mordedores também são importantes quando os dentes começam a aparecer, por volta dos sete meses. Essa é a fase sensória motora e está ligada aos cinco sentidos, ou seja, é a fase em que tudo vai para a boca, estimulando, inclusive, a dentição. Cantar ou colocar músicas para os pequenos são opções bem-vindas, visto que eles estão acostumados a ter contato com o mundo externo por meio de sons desde o útero da mãe.
Aos dez meses, a mobilidade começa a ser aperfeiçoada, sendo assim andadores e objetos nos quais a criança possa se apoiar são importantes para aprender a ficar de pé. Brinquedos com espelho também são indicados, pois, dessa forma, a criança começa a se enxergar.
Brinquedos Recomendados:
Móbiles que podem ser manipulados pela criança;
Bolas e dados de tecido ou outro material lavável;
Brinquedos de montar e encaixar com peças grandes (maiores que uma bolinha de pingue-pong);
Tapete de atividade de material lavável;
Livro para banho com figuras;
Chocalhos;
Bonecas e bichos
Carrinhos ou brinquedos com rodas;
Instrumentos musicais.
O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.
Deixe seu comentário