19 de setembro de 2016
O leite materno satisfaz todas as necessidades dietéticas de um bebê até os primeiros seis meses de vida segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde. Dessa forma, é contraindicada a introdução de alimentos ou líquidos antes desse período, pois o aparelho digestivo e os rins são imaturos demais para ter que lidar com qualquer alimento ou líquido, além do leite.
Após esse período, o bebê precisará de fontes de nutrição não lácteas, visto que apenas o leite materno não satisfaz as necessidades nutricionais do bebê, sobretudo de ferro e vitaminas do complexo B. Outro ponto a favor do desmame é que após os seis meses mastigar e morder são funções igualmente importantes para o desenvolvimento da fala, linguagem e dentição de uma criança.
A introdução de alimentos sólidos na dieta é uma etapa significativa na vida do bebê e parte natural do desenvolvimento. Lembre-se que o processo de substituição total do leite materno por alimentos sólidos e semissólidos é apresentar ao bebê uma grande variedade de sabores e texturas. Mas, lembre-se, o processo é gradativo, portanto, vá devagar e curta o momento.
O primeiro passo para introduzir alimentos na dieta do bebê é familiarizar a criança a comer com uma colher. A comida deve ser macia e leve, com consistência pastosa e sabor suave. Inicialmente, ele comerá muito pouco de uma ou duas colheres de chá. Tenha paciência visto que comer é uma nova habilidade que o bebê está desenvolvendo e a quantidade não é o mais importante e sim a qualidade e variedade da dieta.
Confira 8 sinais de que o bebê está pronto para o desmame:
1 -Parece insatisfeito depois de mamar e mais faminto que o normal
2 -Mostra interesse pela sua comida
3 -Faz movimentos de mastigação
4 -Consegue fechar a boca em torno de uma colher
5 -Tem boa sustentação da cabeça
6 -Fica sentado, sem apoio
7 -Já possui bom movimento da língua e consegue coloca-la para fora e para dentro
8 -Os dentinhos começaram a aparecer
O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.
Deixe seu comentário