4 de janeiro de 2017
É no verão que os pais devem ter um cuidado maior com a hidratação das crianças, já que os dias quentes exigem um aumento no consumo de água. A água é o principal componente do organismo, pois atua no equilíbrio da temperatura e atinge todas as células e todos os órgãos do corpo, incluindo o cérebro. O consumo de líquido é um hábito saudável para qualquer pessoa e não poderia ser diferente para as crianças.
Mas como saber a quantidade adequada a ser ingerida pelas crianças? Isso varia de acordo com algumas situações, entre elas o nível de atividade física praticado, idade e composição da refeição, visto que existem alimentos ricos em água. Nas frutas, por exemplo, a melancia e o melão contribuem para a hidratação.
A recomendação ocorre conforme a faixa etária, ou seja, crianças entre 1 e 3 anos de idade devem consumir cerca de 1,3 litros de líquidos por dia. Já crianças entre 4 e 8 anos precisam de 1,7 litros diários. Mas cuidado, a qualidade das bebidas que estão sendo ingeridas também é importante. O ideal é evitar a ingestão excessiva de açúcares.
Saiba algumas formas para estimular a boa hidratação no verão:
– Já no café da manhã é indicado que as crianças façam refeições saudáveis e refrescantes pro meio de leite gelado batido com banana, salada de frutas e iogurte, fruta, pão integral, queijo branco e outros.
– Nos demais lanches do dia, é importante inserir mais frutas, como melancia, melão, laranja e abacaxi e preparar sanduíches saudáveis.
– Ter sempre à mão uma garrafinha de água.
– Os adultos precisam dar o exemplo, por isso os pais precisam também beber água, sucos de fruta, água de coco e chás gelados várias vezes ao dia para que os filhos vejam.
– Picolés de frutas também são indicados como fonte de hidratação, mas atenção com a quantidade de açúcar.
O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.
Deixe seu comentário